Total de visualizações de página

domingo, 27 de março de 2011

SEMINÁRIO IBÉRICO

Miranda DO DOURO - Portugal
 21 e 22 de Outubro 2010 


Ciência, Pedestrianismo e Saúde: Promoção de Recursos Naturais do Território Transfronteiriço


Enquadramento e Objectivos

No âmbito do projecto “ Projecto Fluvial – Nuevas Ciudades Fluviales del S. XXI” e numa parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o Seminário Ibérico “Ciência Pedestrianismo e Saúde: Promoção de Recursos Naturais do Território Transfronteiriço” foi um fórum de discussão de conteúdos interdisciplinares vocacionados para a valorização dos recursos naturais transfronteiriços e para a promoção da qualidade de vida das populações, de forma histórica e sustentável.


Programa

Dia 21 de Outubro

O primeiro dia do Seminário Ibérico foi assinalado pela explanação e discussão de dois temas centrais: "Cooperação Transfronteiriça e Promoção dos Recursos Naturais" e "Pedestrianismo e Saúde".
Na parte da tarde foi realizado um Percurso Pedestre Científico. Este percurso com 4km, grau de dificuldade fácil e com a duração de 1 hora, é dotado de um enquadramento paisagístico de grande beleza, com vistas para o planalto Mirandês e Arribas do Douro, permitindo a observação da flora/fauna local. 

  Fig.1 - Percurso Pedestre Científico (Miranda do Douro)

A descrição da fauna poderá dar-nos uma ideia mais precisa acerca daquilo que poderemos encontrar nos passeios diários pelo concelho. A sua riqueza natural completa-se com a existência de uma inúmera quantidade de espécies animais, como por exemplo, a cegonha negra, a águia real, o grifo, o abutre do Egipto, a águia de bonelli, o javali, o texugo, o corço, as lebres, o gato bravo, o lobo ibérico, entre outros.
Relativamente à flora local podemos encontrar paisagens únicas como as ribeiras e os lameiros, a Azinheira, o Zimbro, o Freixo e o Antirrhinum Lopesianum. 


Dia 22 de Outubro

O segundo dia do Seminário Ibérico destacou-se pela exposição e discussão de dois temas: "Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável" e "Pedestrianismo, Novas Tecnologias e Cooperação Institucional".
Na parte da tarde foi realizado um Cruzeiro Ambiental no Parque Natural do Douro Internacional, entre as Barragens de Miranda do Douro e do Castro – Espanha, permitindo a observação da geologia do Vale do Douro, da avifauna que aqui inverna ou nidifica e da riqueza da flora local.

 Fig.2 - Cruzeiro Ambiental (Entre as Barragens de Miranda do Douro e do Castro - Espanha)

Ao longo deste magnífico cruzeiro podemos ver espécies animais, como por exemplo, o Pato Real, o Corvo-marinho, a Andorinha-das-rochas, o Andorinhão-real, a Lontra, entre outros. Também a Azinheira, o Zimbro, o Freixo e o Antirrhinum Lopesianum podem ser vistos ao longo deste cruzeiro ambiental no Parque Natural do Douro Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário